Page-content-background

A História do Haras Greca/El Aduar

Desprenciosamnte, nossa criação iniciou em 10 de setembro de 1968 nesta mesma propriedade, localizada 100 km ao lesta de Porto Alegre, numa localidade chamada Passinhos, uma antiga estação ferroviária na costa do atlantico. El Aduar o primeiro nome de nossa criação, foi uma homenagem a o primeiro criatório de Cavalos Árabes das Américas no ano de 1882, Após 30 anos a criação dividiu-se em duas dando origem ao Haras Greca e Haras El Aduar.

Hoje o Haras greca é a segunda criação mais antiga do Brasil em atividade. Nossa criação começou em 1968 quando importamos o primeiro cavalo. Um lindo garanhão alazão ruano de nome Abddul de linhagens espanhola e polonesa. Em 1982, meus pais, empreederam uma longa viajem pelo mundo da criação do cavalo árabe, O casal revisou a criação Argentina e Uruguaya e após viajou para os Estados Unidos. Neste pais visitou a Califórnia, Arizona (Scottsdale ), Novo México, Texas, Kentucky e Florida. Dali seguiram para Europa. Ali sua peregrinação foi pelas criações de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia e finalmente Polônia. Após conhecerem a criação deste pais foram para a Áustria e Suíça, sempre visitando os Haras. Da Suíça foram para o Egito onde pesquisaram a fundo as principais criações beduínas remanescentes.   No final deste ano retornaram a Polônia, cuja imensa qualidade criatória os convencera e foi lá, no Leilão Anual de Árabes Poloneses, que adquiriram BALTIK ( Bandos e Bangla ). Infelizmente BALTIK mostrou-se estéril. Os Poloneses ao serem informados, como forma de ressarcir os prejuízos, imediatamente puseram a disposição um de seus garanhões chefes, * WIST (BANDOS E WILMA), considerado o mais rápido e um dos melhores garanhões da Polônia.   Depois foram importados mais 4 garanhões: *FARAD ( PARTNER e FANTINA ) *ERWIN (ANDRUT e EKSTAZA ) *WOROBLIN ( GEDIMIN e WARMIA ) *KAMELEON ( PROBAT e KAMA)


Sem nenhuma o que teria permanecido uma criação de lazer foi crescendo e envolvendo familiares filhos e nettos. Criamos nossos cavalos para o nosso prazer, competições de rédes e enduro e trabalhar nas fazendas e vender para pessoas que irão trata-los como nós os tratamos.

O sonho começou com *ABDULL II e o sonho continua. "


Greca Arabian Stud Haras Greca/El Aduar
Est. da Galinha, 800, Osório,
RS, 95550-000, Brasil
Phone: +55 51 33916020
Cel : +55 51 91865268
Email: cavaloarabe@cavaloarabe.org
Footer-image